Temps d'Images

CCB, Blackbox
1 - 2 Jun 19h
60min
M/16
Estreia em Lisboa

Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens

COSMIC PHASE / STAGE

COSMIC STAGE/PHASE surge como uma ferramenta emancipatória de articulação comum para um imaginário artístico-especulativo ao propor uma narratividade que vai, gradualmente, perdendo linearidade no exercício comunicacional com o público. Há a construção, em tempo real, de um ambiente imersivo e contemplativo que estimula a reflexão sobre formas de comunicação e percepção de ideias de alteridade. Deste modo, há espaço para o surgimento de novas possibilidades na construção de significados. Ainda que as referências sejam reconhecíveis, procura-se abrir espaço para a abstracção. Especula-se acerca de ideias mais ou menos rigorosas de automação, sem cronologia, sentido ou ficção.

COSMIC STAGE/PHASE resulta de uma colaboração entre artistas provenientes de diferentes disciplinas, procurando o cruzamento de linguagens na construção do dispositivo performativo. Apresenta um percurso dramatúrgico que promove a fusão entre o espaço da performance e da instalação, que contribui para a reflexão sobre arte e tecnologia.

Ana Libório

Ana Libório é artista disciplinar com formação em Teatro(ESTC, Lisboa) , Filosofia (FLUL, Lisboa) e dança, contexto e coreografia (HZT/UDK, Berlim). Nos seus trabalhos performativos questiona o corpo híbrido enquanto representação coreográfico-digital numa prática performativa intermodal.

Bruno José Silva

Bruno José Silva é um artista disciplinar com formação em arquitectura (FA.ULisboa) e fotografia (HÉLICE). Expõe regularmente desde 2016, em exposição colectivas e individuais, em instituições, galeras e artist-run-spaces. Desde 2018, colabora com teatro e performance, especialmente em cenografia. O seu trabalho foi selecionado para integrar a Biennale de I’Image Tangible (Paris, 2023); vencedor do Prémio Vídeo Keep It Brian (Balaclava Noir, 2021) e finalista dos Jovens Criadores (IPDJ, 2021).

João Estevens

João Estevens é performer e investigador em ciências sociais. Enquanto criador, preza formatos híbridos e procura o cruzamento entre as artes performativas e as artes visuais. Integra a Rabbit Hole, estrutura onde tem fortalecido as suas práticas colaborativas. Os seus trabalhos mais recentes são a performance transmedia C\:>how2become (data) & dissolve_into: ‘tears’ e a coordenação editorial da obra Artes Performativas e Cultura Digital.

Criação
Ana Libório, Bruno José Silva e João Estevens

Co-criação
Gonçalo Alegria, Joana Mário

Direcção Produção
Arraial Cósmico

Produção
Mariana Sá Marques

Metalurgia
Damião Silva

Residências artísticas
O Espaço do Tempo,
Rua das Gaivotas 6/Teatro Praga,
Pólo Cultural Gaivotas Boavista/Câmara Municipal de Lisboa,
Centro Cultural Malaposta/Minutos Redondos/Câmara Municipal de Odivelas,
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo

Co-produção
Bolsa de Criação O Espaço do Tempo, com o apoio do BPI e da Fundação ”la Caixa”, Festival Temps d’Images
Financiamento Teatro Nacional D. Maria II, Fundação GDA, Projeto criado no âmbito do programa Antecipar o Futuro, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, com o apoio da NTT DATA e em parceria com O Espaço do Tempo

Agradecimentos
André Loubet, Carlos Cardoso, S4RA, Tânia Geiroto Marcelino e Teatro Praga

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.